Balanço Energético
O balanço energético é a relação entre a produção de energia (na forma da ingestão de nutrientes), e o gasto energético do metabolismo, a atividade física e o crescimento.
No corpo humano, vários processos metabólicos convertem a energia química dos alimentos em outras formas de energia. A energia química, por exemplo, é transformada em energia elétrica nas atividades cerebrais e nervosas, em energia mecânica nas contrações musculares e em energia térmica na regulação da temperatura corpórea.
Energia dos Alimentos
Calorias são unidades de medida de calor. Na nutrição, ela é utilizada para quantificar a energia que um alimento oferece para o organismo e a quantidade de energia de que o indivíduo necessita diariamente.
Carboidratos: 4 kcal/grama.
Proteínas: 4 kcal /grama.
Gorduras: 9 kcal /As vitaminas e os minerais nos alimentos, apesar de essenciais para as funções metabólicas normais, não contribuem com o fornecimento de calorias.
Taxa Metabólica Basal
A taxa metabólica basal representa a energia utilizada para as necessidades básicas do corpo, como manter o batimento cardíaco, a respiração, a regulação da temperatura corpórea e a realização de outras atividades. A maioria do gasto energético diário, em torno de 60 a 70%, é representada pelo gasto energético basal, sendo o mesmo influenciado por diversos fatores.
Fatores que influenciam a T. M. B.
Idade: pessoas mais jovens possuem maior gasto energético, mas, com o aumento da idade, ocorre uma redução do percentual de massa muscular e, consequentemente, da taxa metabólica.
Crescimento: crianças e gestantes possuem maior taxa metabólica basal.
Estatura: pessoas altas e magras possuem maior taxa metabólica basal.
Composição corpórea: pessoas com maior massa muscular possuem maior taxa metabólica basal.
A atividade física é o único componente do gasto energético que poderá ser alterado. Em crianças e adolescentes, consiste em três subcomponentes: atividade física relacionada ao cotidiano (estilo de vida), atividade física planejada (recreação, esportiva e treinamento) e atividade física espontânea (mexer-se).
A atividade física consome cerca de 20 a 30% da produção total de energia do corpo. A energia gasta durante a atividade física varia com o nível e a duração da atividade, sendo afetada também por idade, sexo, estatura e peso dos indivíduos que a realizam.
Resultados do Balanço Energético.