Fundamentos do Futsal

Fundamentos do Futsal

Os Fundamentos do Futsal são as técnicas utilizadas durante o jogo. São eles, cabeceio, chute, condução, recepção (domínio de bola), drible e passe.

Cabeceio

Está relacionado à ação no qual o jogador usa a cabeça para golpear a bola. Para isso, ele poderá fazer em pé, realizando um salto ou mergulhando. Há duas formas de executar o cabeceio: defensivo ou ofensivo. O jogador poderá executar o movimento tanto parado, quanto andando, com a bola no alto, pelo chão ou em linha reta.

Usos do Cabeceio

  • passar a bola para outro jogador;
  • fazer gol;
  • realizar a defesa da equipe;

Chute

chute é a melhor forma de lançar a bola ao gol ou de evitar que o adversário a domine. Os chutes podem ser classificados como defensivos (para afastar o adversário) e ofensivos (para realizar o gol). Para executá-lo, o jogador precisa ser hábil, ter precisão, identificar a posição do goleiro e calcular quanto terá que chutar para arremessar a bola para o local correto.

Tipos de chute

Existem vários tipos de chute, dentre eles estão o chute simples (realizado com o dorso ou a parte interna do pé); chute de bico (feito com a ponta do pé); chute por cobertura (o pé se posiciona embaixo da bola, com o objetivo de obter altura); e chute de voleio (chute realizado com a bola no ar).

Condução

Na condução, o jogador deverá levar a bola com a parte externa ou interna do pé, para todas as partes da quadra, fazendo um zigue-zague (quando ele troca de posição) e retilíneo (em linha reta). Quando um jogador realiza o passe com o bico do pé, o controle da bola é pequeno. Uma dica para o jogador é manter a bola mais próximo de seu pé, assim, será mais difícil para o time adversário pegar a bola.

Recepção (domínio de bola)

A recepção também é conhecida como domínio de bola, é realizada com a sola do pé, para que o jogador domine a bola. Esse fundamento é ideal para qualquer jogador, pois ele tem que aprendê-lo, ser veloz e hábil para não deixar a bola escapar. É feita com qualquer parte do corpo, exceto os braços e mãos. O domínio poderá ser classificado de acordo com a trajetória e execução em: rasteira (usa-se os pés, em sua parte interna, externa e solado); parabólica (usa-se o dorso dos pés, peito e coxa); meia-altura (usa-se a área interna e externa das coxas e dos pés).

Drible

O drible é um movimento no qual é essencial ter habilidade para executar várias ações, dentre elas a de andar com a bola rapidamente, a fim de evitar que o adversário a pegue. Para realizá-lo, é preciso ser veloz, ter criatividade, técnica, balanço e força. O drible é uma grande arma para os jogadores que com alegria conseguem se desviar das investidas dos adversários.

Passe

O passe consiste em lançar a bola para um jogador ou para outra área da quadra. É um dos movimentos importantes, pois acontece quando a bola é repassada para outro jogador do mesmo time. É uma ação que acontece a todo momento no jogo. O jogador precisa ter noção de força e uma visão ampla da quadra, a fim de saber onde estão os jogadores do seu time e evitar que a bola vá em direção aos adversários. Os tipos de passe existentes são os passes de letra, calcanhar, de peito, dentre outros.