Futebol de 5

Futebol de 5

Praticado por atletas cegos, o futebol de 5, ao que tudo indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas. Durante as Olimpíadas das APAEs, em 1978, foi organizado, na cidade de Natal (RN), o primeiro campeonato da modalidade.

A primeira Copa Brasil foi em 1984, na capital paulista. Contudo, o IPC – Comitê Paralímpico Internacional reconhece como primeiro campeonato entre clubes, o acontecido na Espanha, em 1986.

O futebol de 5 é uma adaptação do futsal, sendo praticada por deficientes visuais, por isso, possui muitas semelhanças com o futsal. Cada time possui 5 jogadores sendo que o goleiro não é deficiente visual, os demais jogadores apesar de serem deficientes visuais, jogam vendados, isto ocorre devido ao fato de exitirem diferentes tipos de deficiência visual, algumas pessoas não exergam absolutamente nada, outras distinguem entre claro e escuro, enquanto alguns enxergam vultos. Sendo assim, a venda nos olhos deixa todos os atleta com a mesma capacidade visual.

As partidas são disputadas em dois tempos com 25 minutos cada.

A quadra e as traves possuem as mesmas medidas oficiais usadas no futsal, ou seja, quadra com 40 metros de comprimento por 20 metros de largura e traves com 3 metros de largura por 2 metros de altura.

As posições dos jogadores também seguem as mesmas nomeclaturas do futsal.

  • Goleiro;
  • Fixo;
  • Ala direito;
  • Ala esquerdo;
  • Pivô;

No futebol de 5 não existe saída de bola pela lateral pois, as laterais da quadra são delimitadas por uma mureta que varia entre 1 e 1,2 metros de altura.

Os jogadores cegos podem receber instruções de sua equipe, dadas pelo goleiro, pelo técnico e pelo chamador. O chamador é um membro da equipe que fica posicionado atrás do gol adversário e por meio de sons orienta o posicionamento dos seus atletas, indicando inclusive a hora de chutar a gol.

Algumas regras

Os jogadores não podem ficar com a bola parada nos pés por mais de 4 segundos.

O goleiro não pode pegar com as mãos uma bola recuada pelo seu time.

Quando um jogador for tentar tomar a posse de bola do oponente deve manifestar sua intenção, geralmente gritando “voy”.

Faltas cumulativas, a partir da terceira é punido com tiro direto de 8 metros.

Substituições são ilimitadas, o jogo não precisa ser pausado para que elas aconteçam.

Nas paralimpíadas o Brasil é pentacampeão de futebol de 5, tendo conquistados todas as edições paralímpicas.