Introdução ao voleibol
O voleibol surgiu nos Estados Unidos em 1895, seu criador foi William George Morgan (1870-1942). Na época, Morgan era chefe de Educação Física da “Associação Cristã de Moços” (ACM) em Massachusetts. Sua ideia era criar um esporte que tivesse pouco impacto e contato físico entre os adversários, com o intuito de evitar lesões, primeiramente, o esporte foi chamado de “mintonette” e, pouco depois, de “volleyball”. Cinco anos após sua criação, o jogo foi levado para o Canadá e, mais tarde, conquistou outros países do mundo.
Em 1949, aconteceu o primeiro campeonato mundial de voleibol para homens na Checoslováquia, no qual a Rússia saiu campeã. Três anos mais tarde, esse campeonato incluiu o voleibol para mulheres, com vitória para o Japão. A partir de 1964, o vôlei se tornou um esporte olímpico, o qual permanece até os dias atuais. Hoje ele possui muitas equipes e adeptos pelo mundo.
A bola
Para as crianças, os modelos pedagógicos ou infantis: Elas são mais leves e macias para não machucar os braços na hora de fazer a recepção, a famosa manchete, esse tipo de bola costuma ser costurada e de espuma.
Bola de vôlei para treinos e competições: as bolas de treino e competição são mais duras e pesadas, elas normalmente são revestidas em couro sintético ou macio, com tiras coladas ou costuradas. Além disso, precisam ter a aprovação da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que a qualifica como adequada para qualquer competição internacional.
O tamanho das bolas varia entre 65 a 67 centímetros de circunferência para todas as categorias, porém, o peso é diferente.
Até os 11 anos, o peso ideal da bola de vôlei é de 200 a 220 gramas, dos 11 aos 13, o peso deve estar entre 230 e 250 gramas, já dos 13 anos em diante, pode ser de 260 a 280g.
Essa variação tanto no tamanho quanto no peso se deve ao fato do processo de fabricação gerar algumas diferenças, caso as medidas e pesos tivessem que obedecer a um número exato, certamente o preço das bolas seria muito mais caro do que já são.
Até a década de 90, a cor padrão das bolas de vôlei era a cor branca, com uma mudança no regulamento as bolas passaram a ser coloridas, para entre outras coisas: ser vista mais facilmente pelos jogadores e pelo público, inclusive os que assistem pela TV, permitir que a arbitragem identifique mais facilmente a falta de dois toques.
A quadra
Comprimento: 18 metros.
Largura: 9 metros.
Altura rede de vôlei masculino: 2,43 metros.
Altura rede de vôlei feminino: 2,24 metros.
Principais regras do voleibol
- Cada equipe possui 12 jogadores, um time possui 6 jogadores.
- Uma partida é constituída de até 5 sets, vence quem abrir 3 sets de vantagem.
- Cada set tem um máximo de 25 pontos, com exceção do set desempate (“tie break”), que até 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.
- Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.).
- Não existe tempo pré-determinado para cada set.
- Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola.